Moagem do Malte

De Aprendiz de Cervejeiro
Ir para navegação Ir para pesquisar

Em geral quem está começando compra o malte moído. Depois de algumas brassagens eu comprei o Daddy Mill, que é um moedor simples, desses de usar com a furadeira, e considero que ajudou bastante. Minha impressão é que a quantidade de cerveja final é maior do que antes.

Uso 0,6 mm de distância entre os rolos e cheguei nesse número depois de ler alguns posts no Homebrewtalk. Certamente a moagem do malte que eu comprava moído estava bem mais grossa do que eu consigo hoje pois outros métodos precisam do malte moído mais grosseiramente.

Dicas[editar | editar código-fonte]

  • O malte de trigo é muito duro e deve ser moído junto com o malte base para facilitar.
  • Faça com que o moedor fique em cima de caixa grande plástica, mas com o malte moído caindo dentro do saco do BIAB, por sua vez dentro de um saco plástico forte ajustado nas laterais moinho, para evitar a poeira que ele solta na saída, até porque essa poeira é parte do seu malte e deve ir para a o mosto também ;-). Ainda sobre a poeira, deve-se evitar de respirá-la pois é fina e vi relatos de cervejeiros caseiros que passaram mal em função do acúmulo dessa poeira nos pulmões.