Mosturação

De Aprendiz de Cervejeiro
Ir para navegação Ir para pesquisar

Eu uso uma panela de 38L, mas coloco no máximo até 28 litros, para ter margem em caso de emergência (transbordamento no hot break). Optei por usar dois sacos de BIAB simultaneamente ao invés de um só, para não ter que colocar alavanca ou coisa assim para levantar o saco.

Faço mosturação de uma hora e meia ou mais (algumas vezes já deixei virar a noite).

Subo a temperatura da água até 70° e coloco os sacos de BIAB dentro da panela. Em geral a temperatura desce rapidamente uns 4 graus e estabiliza, caindo bem devagar. Quando quero que passe por temperaturas mais baixas (quando tem malte de trigo) coloco o malte em 45° uns 15 minutos, tiro os sacos, aumento a temperatura até 70° e coloco os sacos novamente. Mexo bem quando desço os sacos e a cada 20 ou 30 minutos de modo que os grãos misturem completamente.

Não faço mash out pois me parece desnecessário conforme as informações nos seguintes vídeos: https://youtu.be/61V77FrsFV0, https://youtu.be/Zwqh4xetw8U, https://youtu.be/8NRu06MJyWU.

Ao final da mosturação levanto cada saco, coloco em um escorredor de macarrão acima da panela e lavo os grãos. Geralmente deixo um pouco menos de um terço da água reservada para a lavagem. Não costumo aquecer a água da lavagem, pois a única vantagem de manter a água da lavagem aquecida é acelerar o processo.

Ainda sobre a água, coloco menos água total do que a receita pede formando um mosto mais concentrado. Com o OG mais alto eu posso acrescentar água previamente fervida na hora de ir para o fermentador para acertar o OG da receita.

Não faço o teste de iodo pois me parece desnecessário, já que faço a mosturação mais longa.